Notícias

Robôs terrestres e multirrotores: confira as novas tendências no front ucraniano

Kiev envia cada vez menos caminhões para distribuir munições e suprimentos entre suas tropas, recorrendo com mais frequência a "carros rodantes" robóticos, relatou um militar russo.
Robôs terrestres e multirrotores: confira as novas tendências no front ucraniano

O chefe de um grupo russo de operadores de drones, conhecido como "Kontora", compartilhou recentemente com a RT algumas tendências que ele observa na linha de frente entre as Forças Armadas da Rússia e da Ucrânia na província de Kharkov.

Ele comenta que o lado ucraniano deixou de usar caminhonetes. Além disso, raramente se viu material bélico pesado no setor de Kupiansk, onde ele presta serviço. O inimigo, contou, está gradualmente passando a usar robôs terrestres para missões de abastecimento, mas os operadores de drones russos também os rastreiam e destroem.

"Perder um carro é muito menos doloroso do que perder uma caminhonete", diz 'Kontora' referindo-se à decisão dos chefes militares de Kiev.

Segundo ele, os multirrotores R18 e os quadricópteros DJI Mavic estão cada vez mais abundantes.

Os primeiros se ocupam principalmente do transporte de suprimentos para a frente de batalha, por isso seu grupo se dedica a "reduzir sua população". Até o momento, 464 unidades foram destruídas apenas no trecho da frente de batalha pelo qual ele é responsável.

Em janeiro deste ano, seu grupo não registrou nenhuma unidade de maquinária pesada. No entanto, detectaram a presença de automóveis civis sem qualquer distintivo, que o inimigo utiliza para os deslocamentos. O rastreamento do deslocamento de um deles frequentemente termina "em uma emboscada", comentou "Kontora". Os soldados ucranianos saltam repentinamente do veículo com armas automáticas e abrem fogo contra o "pássaro", mas raramente acertam.

Por sua vez, as tropas de drones russas estão ampliando a gama de veículos aéreos não tripulados que utilizam e várias tripulações estão treinando com um novo tipo de drone de reconhecimento, que estará operacional nas próximas semanas. Também está se ampliando o uso de drones com fibra óptica, que têm demonstrado um excelente desempenho, particularmente os Kniaz Vandal Novgorodsky (Príncipe Vândalo de Novgorod).