Dois militares do agrupamento de tropas Vostok (Leste) do Exército russo revelaram detalhes da recente libertação da localidade de Ternovatoye, na província de Zaporozhie.
"O inimigo mantinha a defesa, mas nós os expulsamos", disse um dos soldados. Seu companheiro acrescentou que as forças ucranianas utilizaram ativamente drones e artefatos explosivos improvisados.
No entanto, o avanço russo continuou, o que forçou as tropas inimigas a abandonarem a localidade de maneira precipitada.
"Já não lhes restam forças"
Na maioria das vezes, "o inimigo abandona as armas, os pertences pessoais e simplesmente foge", relatou o militar russo. "Cada um foge à sua maneira: alguns pegam a mochila, outros não levam nada e simplesmente fogem", acrescentou.
Outro combatente russo opinou que as tropas ucranianas "já não têm mais forças". "Há pouca gente, não têm forças. Talvez eles mesmos já não queiram [combater], não sei", sugeriu. "Fogem, simplesmente fogem", reiterou.
- Neste dia 30 de janeiro, efetivos da 36ª Brigada de Guarda do 29º Exército do agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) libertaram o povoado de Ternovatoye.
- Através de combates intensos, os militares limparam 580 residências e assumiram o controle de mais de 20 quilômetros quadrados das defesas do inimigo na margem ocidental do rio Gaichur. As Forças Armadas da Ucrânia perderam 20 unidades de material bélico e automóveis, além de aproximadamente 50 hexacópteros.