
'Simplesmente fogem': Tropas ucranianas recuam diante do avanço do Exército russo

Dois militares do agrupamento de tropas Vostok (Leste) do Exército russo revelaram detalhes da recente libertação da localidade de Ternovatoye, na província de Zaporozhie.
"O inimigo mantinha a defesa, mas nós os expulsamos", disse um dos soldados. Seu companheiro acrescentou que as forças ucranianas utilizaram ativamente drones e artefatos explosivos improvisados.

No entanto, o avanço russo continuou, o que forçou as tropas inimigas a abandonarem a localidade de maneira precipitada.
"Já não lhes restam forças"
Na maioria das vezes, "o inimigo abandona as armas, os pertences pessoais e simplesmente foge", relatou o militar russo. "Cada um foge à sua maneira: alguns pegam a mochila, outros não levam nada e simplesmente fogem", acrescentou.
Outro combatente russo opinou que as tropas ucranianas "já não têm mais forças". "Há pouca gente, não têm forças. Talvez eles mesmos já não queiram [combater], não sei", sugeriu. "Fogem, simplesmente fogem", reiterou.
- Neste dia 30 de janeiro, efetivos da 36ª Brigada de Guarda do 29º Exército do agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) libertaram o povoado de Ternovatoye.
- Através de combates intensos, os militares limparam 580 residências e assumiram o controle de mais de 20 quilômetros quadrados das defesas do inimigo na margem ocidental do rio Gaichur. As Forças Armadas da Ucrânia perderam 20 unidades de material bélico e automóveis, além de aproximadamente 50 hexacópteros.
