O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (2) que provavelmente haverá em breve "boas notícias" sobre a resolução do conflito ucraniano.
"Resolvemos oito guerras e acho que estamos indo muito bem com a Ucrânia e a Rússia. Pela primeira vez, digo que acho que estamos indo bem e que talvez tenhamos boas notícias", disse a repórteres na Casa Branca, comentando sobre as negociações de paz.
Ele também comentou sobre seu recente pedido à Rússia para que se abstivesse de atacar Kiev e outras cidades ucranianas por uma semana, até 1º de fevereiro, pedido que foi aceito pelo Kremlin. "Então, isso é alguma coisa", disse.
- As declarações de Trump dão continuidade aos crescentes esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito ucraniano. A primeira rodada de negociações entre delegações da Rússia, dos EUA e da Ucrânia ocorreu nos dias 23 e 24 de janeiro e foi considerada produtiva pela Casa Branca.
- O Kremlin, por sua vez, descreveu as negociações como delicadas e "muito complicadas". Após a reunião, a Rússia reiterou que Kiev deve retirar suas tropas de Donbass para que um acordo de paz seja alcançado.
- Entretanto, uma segunda rodada de negociações entre Moscou, Washington e Kiev ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi. Nesse contexto, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, descreveu o processo para uma possível solução para o conflito ucraniano como "altamente complexo e multifacetado".