
Trump assina decreto criando reserva estratégica de minerais críticos dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira uma nova ordem executiva para criar uma reserva estratégica de minerais críticos.
"Durante anos, as empresas norte-americanas correram o risco de ficar sem minerais críticos durante perturbações do mercado. Hoje lançamos o que será conhecido como ''Project Vault'', para garantir que as empresas e os trabalhadores dos Estados Unidos nunca sejam prejudicados pela escassez", declarou o mandatário a jornalistas na Casa Branca.

O mandatário afirmou que, assim como há muito tempo os Estados Unidos contam com "uma reserva estratégica de petróleo e uma reserva de minerais críticos para a defesa nacional", agora está sendo criada "essa reserva para a indústria norte-americana". Segundo ele, a iniciativa combinará US$ 10 bilhões em financiamento bancário de exportação e importação com US$ 2 bilhões em financiamento do setor privado.
"Esperamos que o contribuinte norte-americano obtenha benefícios com os juros do empréstimo utilizado para iniciar o Projeto Bóveda. É algo extraordinário. Falaram disso durante anos. Outros presidentes falaram muito, mas não fizeram nada", concluiu Donald Trump.
