Trump anuncia acordo comercial com Índia

O presidente dos Estados Unidos anunciou o acordo após uma conversa telefônica com o primeiro-ministro da Índia nesta manhã.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um novo acordo comercial com a Índia após uma ligação com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na segunda-feira (2). O acordo entrará em vigor imediatamente, garantiu o presidente americano.

"Por amizade e respeito ao primeiro-ministro Modi e, a seu pedido, com efeito imediato, chegamos a um acordo comercial entre os Estados Unidos e a Índia, pelo qual os Estados Unidos aplicarão uma tarifa recíproca reduzida, baixando-a de 25% para 18%", escreveu Trump em sua conta no Truth Social.

Segundo Trump, a Índia reduzirá suas tarifas e barreiras não tarifárias contra os EUA "até chegar a zero", comprará "[produtos] americanos" em um nível muito maior, além de se comprometer a gastar mais de US$500 bilhões (cerca de R$2,63 trilhões) em energia americana, tecnologia, produtos agrícolas, carvão e "muitos outros" produtos.

"Ele é um dos meus maiores amigos e um líder poderoso e respeitado em seu país. Conversamos sobre muitos assuntos, incluindo comércio e o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia", acrescentou.

O presidente americano apontou que Modi prometeu que deixaria de comprar petróleo da Rússia para comprar "muito mais" de Washington e, potencialmente, da Venezuela. "Isso ajudará a acabar com a guerra na Ucrânia, que está acontecendo agora, com milhares de pessoas morrendo a cada semana!", alegou Trump.

O tom de suas expectativas foi, enfim, promissor para o futuro das relações indo-americanas. "O primeiro-ministro Modi e eu somos duas pessoas que fazem as coisas acontecerem, algo que não se pode dizer da maioria", concluiu.