Trump afirma que Modi aceitou deixar de comprar petróleo russo

O presidente indicou que a Índia passará a comprar mais hidrocarbonetos dos Estados Unidos e, "potencialmente", da Venezuela.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (2) que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu em uma conversa telefônica que deixaria de comprar petróleo da Rússia.

"Conversamos sobre muitos assuntos, incluindo comércio e o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele concordou em deixar de comprar petróleo russo e comprar muito mais dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela", publicou Trump no Truth Social.

O presidente também acrescentou que Washington e Nova Delhi chegaram a um acordo comercial segundo o qual os Estados Unidos reduzirão as tarifas sobre produtos indianos de 25% para 18%.

"Da mesma forma, eles [a Índia] deverão reduzir suas tarifas e barreiras não tarifárias contra os Estados Unidos para ZERO. O primeiro-ministro também se comprometeu a comprar muito mais PRODUTOS AMERICANOS, além de mais de $500 bilhões em energia, tecnologia, agricultura, carvão e muitos outros produtos", disse Trump.