Caso Epstein: mensagens mencionam encontros com Eike Batista e famílias ligadas ao Itaú e à Globo

Nas mensagens, datadas de 2013, o empresário Ian Osborne diz a Epstein que se reuniu com famílias descritas por ele como as "mais ricas e poderosas" do Brasil.

Um dos milhões de arquivos divulgados na sexta-feira (30) pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre o caso de Jeffrey Epstein inclui um email enviado pelo empresário Ian Osborne ao criminoso sexual. Na mensagem, Osborne menciona encontros com o empresário brasileiro Eike Batista e com as famílias Moreira Salles e Marinho, ligadas, respectivamente, ao Itaú Unibanco e ao Grupo Globo.

"[Estou] no Brasil. Falei ontem em uma conferência de tecnologia aqui; hoje com Eike; amanhã e domingo com as famílias Marino (Itaú) e Marinho (Globo), duas das três mais ricas e poderosas daqui", escreveu Osborne na mensagem, datada de 7 de março de 2013.

Reportagens anteriores já haviam apontado a proximidade entre o empresário britânico Ian Osborne e o criminoso sexual Jeffrey Epstein, mostrando que Osborne manteve contato frequente com Epstein e transitava em círculos de influência política e empresarial nos quais ele atuava como intermediário informal.