Notícias

Caso Epstein: mensagens mencionam encontros com Eike Batista e famílias ligadas ao Itaú e à Globo

Nas mensagens, datadas de 2013, o empresário Ian Osborne diz a Epstein que se reuniu com famílias descritas por ele como as "mais ricas e poderosas" do Brasil.
Caso Epstein: mensagens mencionam encontros com Eike Batista e famílias ligadas ao Itaú e à GloboGettyimages.ru

Um dos milhões de arquivos divulgados na sexta-feira (30) pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre o caso de Jeffrey Epstein inclui um email enviado pelo empresário Ian Osborne ao criminoso sexual. Na mensagem, Osborne menciona encontros com o empresário brasileiro Eike Batista e com as famílias Moreira Salles e Marinho, ligadas, respectivamente, ao Itaú Unibanco e ao Grupo Globo.

"[Estou] no Brasil. Falei ontem em uma conferência de tecnologia aqui; hoje com Eike; amanhã e domingo com as famílias Marino (Itaú) e Marinho (Globo), duas das três mais ricas e poderosas daqui", escreveu Osborne na mensagem, datada de 7 de março de 2013.

Reportagens anteriores já haviam apontado a proximidade entre o empresário britânico Ian Osborne e o criminoso sexual Jeffrey Epstein, mostrando que Osborne manteve contato frequente com Epstein e transitava em círculos de influência política e empresarial nos quais ele atuava como intermediário informal.

  • O bilionário norte-americano Jeffrey Epstein foi condenado em 2008 pela compra de serviços sexuais de uma menor de idade e, posteriormente, acusado de tráfico sexual de menores em larga escala. Ele era conhecido por seu círculo de amizades com políticos, celebridades e empresários, e sua residência privada na ilha Little Saint James, no Caribe, tornou-se o epicentro de diversas investigações por abuso sexual.
  • Epstein morreu em 2019 em sua cela em uma prisão de Nova York, enquanto respondia a acusações federais. A morte encerrou parcialmente o processo contra ele, mas deixou abertas múltiplas investigações sobre seus associados e possíveis redes de exploração.