Biden sobre Trump: "Um criminoso condenado está agora buscando a presidência"

O presidente dos EUA atacou seu rival político por criticar o veredicto que recebeu na semana passada.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atacou seu antecessor e possível rival nas eleições de novembro, Donald Trump, por suas críticas ao histórico veredicto de culpado por falsificar os registros comerciais que recebeu na semana passada.

"A campanha entrou em um território desconhecido na semana passada. Pela primeira vez na história norte-americana, um ex-presidente que é um criminoso condenado está agora buscando a presidência", afirmou Biden em um evento de campanha na segunda-feira.

O mandatário declarou que os comentários de Trump sobre o veredicto, que o republicano chamou de fraude, representam um "ataque total" ao sistema judiciário dos EUA.

imprudente, perigoso e totalmente irresponsável alguém dizer que [o julgamento] foi fraudado só porque não gostou do veredicto", disse Biden.

Insistindo que o sistema judicial é "a pedra angular dos Estados Unidos ", enfatizou: "Não devemos permitir que ninguém o destrua".

Na quinta-feira, Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por um crime. Um júri o considerou culpado de ter cometido 34 crimes relacionados ao caso da compra do silêncio da atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida profissionalmente como 'Stormy Daniels'. A sentença contra Trump será proferida em uma audiência no dia 11 de julho.

"As pessoas entendem. É uma farsa", comentou Trump, criticando duramente o veredicto do júri de Manhattan. "Nunca tivemos isso nesse país", sublinhou.