Comitiva pode "finalizar a inclusão do Brasil no Cinturão e Rota" durante viagem à China

Informações foram compartilhadas no domingo por José Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados.

De acordo com José Guimarães, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, a comitiva brasileira prevista para desembarcar na China na terça-feira deve "finalizar a inclusão do Brasil no Cinturão e Rota" - um projeto de infraestrutura e investimento de proporções globais do gigante asiático.

A delegação de ministros e empresários, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, tem por objetivo "fortalecer laços, estabelecer cooperação em várias áreas e abrir mercados para produtos brasileiros", de acordo com informações oficiais. 

Além de Alckmin, ministros como Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) compõem a comitiva. O principal destaque de suas agendas é a reunião, no dia 6 de junho, da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que foi criada no primeiro mandato presidencial de Lula da Silva e viabiliza negociações de alto nível em diversos setores. 

Durante suaa estadia, Alckmin deve se reunir com Han Zheng, vice-presidente da China, que copreside a COSBAN ao lado do homólogo brasileiro.

Anteriormente, na sexta-feira, Tebet havia se reunido com Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil. Durante o encontro, a ministra apresentou ao representante o projeto das cinco rotas de Integração Sul-Americana, visando atrair investimentos em projetos ferroviários

Nesta segunda-feira, a delegação realizou uma viagem prévia à Arábia Saudita, onde a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos assinou um contrato com o Lulu Hypermarket - uma das principais redes varejistas do Oriente Médio.

O que é o Cinturão e Rota?

A Nova Rota da Seda, também conhecida como 'Iniciativa do Cinturão e Rota', é um projeto de infraestrutura e investimento de proporções globais lançado pela China em 2013. Ele tem como objetivo aprimorar o comércio e o investimento do gigante asiático pelo mundo, e contempla a construção de uma rede de ferrovias, rodovias, portos marítimos e outros projetos de infraestrutura.

É notável o progresso proporcionado pela Rota da Seda em diversos países, sobretudo no continente africano, onde a infraestrutura e os investimentos têm transformado realidades locais e criado oportunidades para crescimento econômico e redução da pobreza.