Notícias

Kremlin comenta eventual diálogo entre Putin e Zelensky

O porta-voz da presidência russa destacou que Moscou continua "aberta a negociações".
Kremlin comenta eventual diálogo entre Putin e ZelenskySputnik

Uma reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, poderá ser realizada em Moscou, declarou nesta segunda-feira (2) o porta-voz oficial do Kremlin, Dmitry Peskov.

"Zelensky propõe contatos. Putin afirmou que são possíveis em Moscou. Nossa posição continua sendo a mesma. É bastante coerente", destacou.

O porta-voz acrescentou que Moscou continua aberta a negociações e saudou o esforço dos grupos de trabalho: "Estamos dispostos a continuar esse trabalho em prol de uma solução [para o conflito ucraniano]".

Peskov informou também que a segunda rodada de negociações entre Moscou, Washington e Kiev para a resolução da crise ucraniana ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi.

"Estava prevista para o último domingo, mas foi necessário coordenar adicionalmente as agendas das três partes", explicou. Peskov descreveu o processo de uma possível solução para o conflito ucraniano como "muito complexo e multidirecional", observando que "há questões em que é mais difícil encontrar um consenso".

  • Na quarta-feira passada (28), o assessor presidencial russo Yuri Ushakov propôs ao líder do regime de Kiev que viaje à capital russa para se reunir com o presidente russo. "Se Zelensky está pronto para se reunir, pode vir a Moscou", onde as autoridades russas garantirão sua segurança e as condições necessárias para o trabalho, afirmou.
  • Ushakov admitiu que essa não é uma questão nova e que foi abordada diversas vezes nas conversas telefônicas do presidente russo com o presidente norte-americano, Donald Trump.