
Laura Fernández vence eleições presidenciais na Costa Rica, de acordo com resultados preliminares

Laura Fernández, do Partido Pueblo Soberano (PPSO, centro-direita), será a próxima presidente da Costa Rica, de acordo com dados provisórios do Tribunal Supremo Eleitoral do país centro-americano.
Com 88,43% das urnas apuradas, Laura Fernández, do Partido Pueblo Soberano (PPSO, centro-direita), lidera a contagem com 48,51% dos votos, seguida por Álvaro Ramos, do Partido Liberación Nacional (PLN, centro-esquerda), com 33,02%.Detalhes: https://t.co/vj2gNEun6Jpic.twitter.com/zcAyY7uBO9
— RT Brasil (@rtnoticias_br) February 2, 2026
Com 88,43% das urnas apuradas, Fernández venceu com 48,51% dos votos, seguida por Álvaro Ramos, do Partido Liberação Nacional (PLN - centro-esquerda), com 33,02%.
‼️Laura Fernández vence eleições presidenciais na Costa Rica, de acordo com resultados preliminares pic.twitter.com/rRJvxRS9Lv
— RT Brasil (@rtnoticias_br) February 2, 2026
O terceiro lugar ficou com Claudia Dobles, da Coalizão Agenda Cidadã, com 4,81% dos votos, seguida de perto por Ariel Robles, da Frente Ampla, com 3,72%.
"A democracia decidiu"
"O povo falou, a democracia decidiu. A Costa Rica votou pela continuidade da mudança, uma mudança que busca resgatar e aperfeiçoar as instituições e devolvê-las ao povo soberano para criar maior bem-estar e prosperidade", afirmou a presidente eleita após o anúncio dos resultados.

Por sua vez, Álvaro Ramos reconheceu a derrota e parabenizou Fernández em uma ligação telefônica. "Desejo a Laura Fernández que Deus lhe dê muita sabedoria para governar e nós a apoiaremos quando suas decisões forem para o bem do país e não o faremos quando não estivermos de acordo", disse ele aos seus simpatizantes.
Mais de 3,7 milhões de costarriquenhos foram chamados às urnas em todo o território nacional para eleger seu presidente, os dois vice-presidentes e os 57 deputados da Assembleia Legislativa para o período 2026-2031.
Na disputa eleitoral, 20 candidatos se enfrentaram para substituir o atual presidente, Rodrigo Chaves.
Quem é Laura Fernández Delgado
Laura Fernández é uma cientista política que saltou para a primeira linha da política como uma das funcionárias mais influentes do governo de Rodrigo Chaves, onde atuou como ministra do Planejamento e, posteriormente, como chefe de Gabinete, dois cargos a partir dos quais coordenou políticas econômicas e reformas administrativas, segundo reconstitui a imprensa local.
Ela desenvolveu sua carreira como assessora legislativa e funcionária ligada a projetos de reforma do Estado, até que, em 2022, foi convocada para o gabinete de Chaves. A partir daí, tornou-se uma das funcionárias mais visíveis do governo, encarregada de coordenar políticas administrativas e impulsionar mudanças institucionais, entre elas a chamada Lei Jaguar, uma iniciativa destinada a limitar os controles sobre as obras públicas que acabou sendo barrada pela Justiça por ser inconstitucional.
- As eleições foram realizadas em um contexto marcado pela forte atenção pública suscitada pela segurança, economia e governabilidade, bem como pela expectativa de uma participação fundamental para definir o rumo político do país durante os próximos quatro anos.
- A deterioração da segurança pública é um tema que passou a ocupar o centro das preocupações dos cidadãos, após o aumento da violência ligada ao narcotráfico e ao crime organizado, um fenômeno inédito na história recente da Costa Rica.
