Notícias

Argentina recorre aos Estados Unidos para pagar juros ao Fundo Monetário Internacional

Compra de Direitos Especiais de Saque em valor correspondente a mais de 4 bilhões de reais foi usada para cumprir vencimento considerado improrrogável.
Argentina recorre aos Estados Unidos para pagar juros ao Fundo Monetário InternacionalReprodução/@SecScottBessent

A Argentina recorreu aos Estados Unidos para honrar um pagamento de juros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) com vencimento neste domingo (1º). Segundo o jornal La Nación, que cita fontes oficiais e especializadas, o governo argentino comprou Direitos Especiais de Saque (DEG) no valor de US$ 808 milhões (R$ 4,2 bilhões).

Os DEG são um ativo de reserva internacional criado pelo FMI, distribuído entre os países-membros conforme cotas definidas pela instituição. No caso argentino, a operação consistiu na compra desses direitos junto aos Estados Unidos, mediante o uso de divisas ou reservas, para obter os recursos necessários ao pagamento dos juros.

De acordo com as informações do La Nación, o vencimento de juros não admite adiamentos, diferimentos ou consolidação com outros compromissos financeiros, ao contrário do que ocorre com pagamentos de principal, o que levou o governo a realizar a operação para cumprir o prazo estabelecido.