
'Frexit': Protesto na França tem ato contra a União Europeia em defesa de agricultores

Um protesto realizado no centro de Paris terminou com a destruição simbólica de uma bandeira da União Europeia durante um ato em defesa da comunidade agrícola francesa. A manifestação, que reuniu mais de mil pessoas no sábado (31), foi organizada pelo partido Patriotas, de orientação soberanista, que defende a retirada da França do bloco, o chamado "Frexit".
🇫🇷🔥 'Frexit': Protesto na França tem ato contra a União Europeia em defesa de agricultoresAto em Paris reuniu mais de mil pessoas e também pediu a saída da França do bloco europeu, o chamado "Frexit". pic.twitter.com/mtFXybadWT
— RT Brasil (@rtnoticias_br) February 2, 2026

Em um vídeo publicado neste domingo (1) na rede social X, o líder do Patriotas, Florian Philippot, aparece segurando uma bandeira da União Europeia ao lado de um agricultor descrito por ele como "revoltado". Ambos rasgam o símbolo e o lançam à multidão, enquanto manifestantes exibem bandeiras francesas.
"Com Alexandre Patte, um agricultor revoltado, nos livramos do pano azul com estrelas. Acabou!", escreveu Philippot. Segundo ele, "somente o Frexit salvará a agricultura francesa".
O político afirmou ainda que a população francesa estaria sofrendo com políticas adotadas pela União Europeia e classificou o ato como "uma marcha nacional pela saída da França da UE e pela restauração da nossa independência".
- A mobilização ocorre em meio ao aumento de protestos de agricultores na França, intensificados em 2025 após a assinatura de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, suspenso pelo Parlamento Europeu. Sindicatos agrícolas franceses alertam que o acordo pode prejudicar produtores locais, diante da entrada de produtos mais baratos de países como Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, que não estariam sujeitos às mesmas normas regulatórias.
