Papa Leão XIV pede diálogo para evitar agravamento da situação em Cuba

Pontífice manifestou "grande preocupação" com as tensões entre Estados Unidos e Cuba e apoiou um apelo dos bispos cubanos contra medidas que ampliem o sofrimento da população.

O papa Leão XIV fez neste domingo (1º) um apelo para que sejam evitadas ações que aumentem o sofrimento do povo cubano, ao comentar o agravamento das tensões entre Estados Unidos e Cuba. A declaração ocorreu ao final da oração do Angelus, na Praça São Pedro.

Segundo o pontífice, há "grande preocupação" com as notícias sobre o aumento das tensões entre os dois países, descritos por ele como vizinhos. Leão XIV também pediu a intercessão da Virgem da Caridade do Cobre para que "proteja a todos os filhos dessa amada terra".

No sábado (31), os bispos católicos de Cuba divulgaram uma carta conjunta expressando "profunda preocupação" com o deterioro da situação no país após decisões da administração dos Estados Unidos. No documento, advertiram para o risco de um colapso ainda maior e reiteraram que a solução do conflito deve ocorrer pelo caminho "do diálogo e da diplomacia, nunca da coerção".

"Faço coro à mensagem dos bispos cubanos, convidando todas as partes responsáveis ​​a promoverem um diálogo sincero e eficaz, a fim de evitar a violência e qualquer ação que possa agravar o sofrimento do querido povo cubano", disse Leão XIV.