Trump garante que México não envia petróleo para Cuba

O presidente dos EUA destacou que a presidente do México, Claudia Sheinbaum, "se comportou muito bem".

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado (31) que o México não envia petróleo para Cuba. A declaração vem após ele assinar, nesta semana, um decreto que permite impor tarifas sobre produtos de países que vendam ou forneçam petróleo à ilha.

"A presidente do México, Claudia Sheinbaum, se comportou muito bem. Eu disse a ela: 'Olha, não queremos que envie petróleo para lá'. E ela não está enviando petróleo", declarou Trump em entrevista coletiva.

Por sua vez, Sheinbaum afirmou nesta quarta-feira (28) que o governo mexicano continuará ajudando Cuba de diversas maneiras, mesmo com a suspensão temporária do envio de petróleo. "A ajuda humanitária a Cuba, assim como a outros países, continua […]. O México sempre foi solidário com todos, e são decisões soberanas", disse a presidente em coletiva de imprensa.

Além disso, Sheinbaum alertou nesta sexta-feira (30) que a postura do governo dos EUA pode provocar uma grave crise humanitária, afetando diretamente "hospitais, alimentação e outros serviços básicos do povo cubano". "Essa situação deve ser evitada por meio do respeito ao direito internacional e do diálogo entre as partes", respondeu a mandatária às ameaças de Trump.

Medidas dos Estados Unidos