
Trump diz que negociações sobre a Groenlândia avançam

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (31), em entrevista, que líderes europeus já iniciaram negociações sobre a Groenlândia, território autônomo do Reino da Dinamarca, e disse que os termos do diálogo estão "bem encaminhados".

"Já começamos uma negociação. E acho que ela está muito bem acordada. Quero dizer, eles querem que isso aconteça. Acredito que será um bom acordo para todos, um acordo muito importante", declarou. Segundo Trump, o entendimento teria relevância estratégica: "Do ponto de vista da segurança nacional, será um acordo muito, muito importante. Acho que vamos chegar a um acordo", completou, sem entrar em detalhes.
Há meses, Trump defende que os EUA assumam o controle da Groenlândia, alegando supostas ameaças à segurança nacional vindas da Rússia e da China. Seu governo não descarta, inclusive, o uso da força militar para tomar a ilha, que é um dos três territórios constituintes do Reino da Dinamarca, país-membro da OTAN.
As declarações e pretensões de Washington provocaram protestos tanto em Nuuk, capital da Groenlândia, quanto em Copenhague, além de resistência de outros aliados europeus dentro da Aliança Atlântica.
Diante desse cenário, políticos e especialistas alertam que as tensões alimentadas pelos EUA em torno da ilha estão enfraquecendo a OTAN. Até mesmo autoridades norte-americanas já reconheceram que ameaças desse tipo poderiam levar à desintegração da aliança, já que seus membros teriam a obrigação de defender a Groenlândia.

