Notícias

Irã reage a ameaças dos EUA e promete escalada regional se atacado

Khamenei ressaltou que o Irã não provoca conflitos, mas "revidará com força qualquer agressão ou hostilidade".
Irã reage a ameaças dos EUA e promete escalada regional se atacadoSadegh Nikgostar ATPImages / Gettyimages.ru

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, advertiu no sábado (30) que os Estados Unidos "devem saber que, se iniciarem uma guerra, desta vez será um conflito regional". A declaração ocorre em meio às ameaças do presidente Donald Trump, que anunciou uma "maravilhosa armada" americana próxima ao Irã.

"Falar de guerra, aviões, navios, etc., não é novidade. No passado, os americanos já ameaçaram repetidamente, dizendo que todas as opções estavam na mesa, inclusive guerra", afirmou Khamenei, citado pela agência iraniana Tasnim.

Ele acrescentou que o país não deve se assustar com as declarações de Trump.

"O povo iraniano não será afetado por essas ameaças", conclamou.

Segundo Khamenei, o Irã não provoca conflitos e "não quer atacar nenhum país", mas deixou claro que Teerã "revidará com força qualquer agressão ou hostilidade".

Contexto atual de EUA x Irã

  • As ações hostis dos EUA em relação ao Irã aumentaram significativamente no início de janeiro, quando Donald Trump ameaçou intervir militarmente no território do país, usando como pretexto a violência durante os recentes protestos no Irã. Embora pouco depois as manifestações tenham sido controladas, ele retomou as ameaças, desta vez apelando para outros motivos e voltando às exigências relacionadas aos programas nucleares e de mísseis.
  • Na terça-feira (27), Trump anunciou que uma "grande armada" se dirigia ao Irã dias depois que o porta-aviões USS Abraham Lincoln e outros navios de guerra foram enviados ao Oriente Médio, deixando o país persa ao alcance de possíveis ataques.