Petróleo venezuelano sob controle dos EUA substituirá fornecimento do Irã à Índia, declara Trump

A declaração acontece enquanto Washington tenta redirecionar os fluxos de energia de aliados para longe do Irã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (31) que a Índia vai se comprometer a comprar petróleo da Venezuela ao invés de adquirir petróleo do Irã.

Falando com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump foi questionado sobre as compras de energia de Nova Delhi e se a China recuperaria todo o dinheiro que financiou Caracas em troca de petróleo. Ele disse não saber detalhes, mas afirmou que a China é bem‑vinda e pode fazer um grande negócio com petróleo venezuelano. "Sabem, damos as boas‑vindas à China. Já chegamos a um acordo", declarou.

Trump também destacou que a Índia vai comprar petróleo da Venezuela, e não do Irã. "Então já fechamos esse acordo, o conceito do acordo. Mas a China é bem‑vinda para entrar e comprar petróleo", acrescentou.

A declaração acontece num momento em que Washington tenta redirecionar os fluxos de energia de aliados para longe do Irã, oferecendo alternativas de fornecimento de outros produtores dispostos a aumentar suas exportações.

A Reuters lembram que, historicamente, a Índia foi um dos principais compradores de petróleo iraniano, embora nos últimos anos tenha diversificado suas fontes diante das sanções dos EUA. A possível mudança para volumes maiores de petróleo venezuelano seria parte dessa reorganização do mapa de fornecedores, com implicações tanto geopolíticas quanto comerciais para o mercado global de petróleo.

Submissão petrolífera