
Trump faz alerta ao Canadá sobre acordo comercial com a China

O Canadá enfrentará consequências caso feche um acordo comercial com a China, afirmou neste sábado (31) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Se [as autoridades canadenses] fizerem um acordo com a China, tomaremos medidas muito substanciais", declarou Trump a bordo do avião presidencial, o Air Force One.
Ele destacou sua "excelente relação" com o gigante asiático e com seu líder, Xi Jinping. "Mas não queremos que a China tome conta do Canadá. E se eles fizerem um acordo como o que ele busca, a China vai tomar o Canadá", alertou.
"E a primeira coisa que vão fazer é acabar com o hóquei no gelo", acrescentou Trump.
No meio de janeiro, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, anunciou que havia fechado um acordo com Xi para reduzir tarifas sobre produtos dos dois países. "Canadá e China chegaram a um acordo comercial preliminar, mas histórico, para eliminar barreiras e reduzir tarifas", disse Carney em entrevista coletiva.
- Desde a volta de Trump à Casa Branca, a relação entre Ottawa e Washington tem vivido momentos de tensão. O presidente americano chegou a dizer que gostaria que o Canadá se tornasse o 51º estado dos EUA e criticou o T-MEC (Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá), afirmando que são os vizinhos canadenses que precisam do acordo comercial.
