Notícias

Ação de milícias foi crime mais denunciado ao Ministério Público do Rio de Janeiro

Foram encaminhadas à Ouvidoria do MPRJ 2.330 comunicações envolvendo as milícias no estado.
Ação de milícias foi crime mais denunciado ao Ministério Público do Rio de JaneiroLegion-media.ru / Fotoarena

O número de denúncias recebidas em 2023 pela Ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) registrou um aumento de 75% a mais do que as cerca de 51.000 recebidas em 2022. Ao todo, foram encaminhadas 89.000 comunicações pela população.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira feira pelo órgão, o crime mais denunciado foi a atuação das milícias no estado, com 2.330 comunicações, seguido por 1.168 crimes contra pessoas, 1.086 relacionados à lei de entorpecentes, 857 referentes a ameaças, entre outros crimes.

Os demais temas de maior incidência são cidadania, proteção à educação, defesa do meio ambiente e patrimônio cultural e idoso e pessoa com deficiência. No âmbito da cidadania, lideram relatos sobre possível prática de improbidade administrativa (2.234), irregularidades em concursos (1.147) ou serviço público deficiente (651).

Após o recebimento, cada comunicação é analisada pela equipe da ouvidoria e em seguida, encaminhadas às estruturas internas responsáveis pela adoção das medidas adequadas para cada situação.

O MPRJ utiliza o termo "comunicação" para definir o que comumente se chama de "denúncia", ou seja, levar às autoridades informações sobre irregularidades.