Líderes europeus realizaram uma reunião de emergência em Bruxelas,a na Bélgica, para definir uma estratégia diante do desgaste na relação com os Estados Unidos sob a administração do presidente Donald Trump, segundo reportagem do jornal norte-americano The New York Times, publicada neste sábado (31).
De acordo com o jornal, as conversas se estenderam até a madrugada e resultaram em um "roteiro" para lidar com futuras tensões.
O plano inclui "manter a calma" diante de provocações, sinalizar a possibilidade de resposta com tarifas e "trabalhar entre bastidores para que a Europa seja menos dependente militar e economicamente de seu aliado, cada vez menos confiável", conforme fontes governamentais citadas pela publicação.
A estratégia de longo prazo prevê a diversificação de relações comerciais, o fortalecimento das Forças Armadas europeias e a redução da dependência de tecnologias dos Estados Unidos.
- O debate ocorre em meio às declarações do presidente DonaldTrump sobre assumir o controle da Groenlândia, território autônomo do Reino da Dinamarca e integrante da OTAN. A administração norte-americana não descartou o uso de força militar, o que gerou protestos de Nuuk e Copenhague e oposição de aliados europeus.