Notícias

Pequim acusa Londres de recrutar funcionários chineses para espionagem

O Reino Unido teria recrutado um homem e sua esposa que desempenhavam "funções confidenciais fundamentais" em uma agência estatal central.
Pequim acusa Londres de recrutar funcionários chineses para espionagemVernon Yuen / NurPhoto /

O Ministério de Segurança do Estado da China acusou nesta segunda-feira o Serviço Secreto de Inteligência britânico, conhecido como MI6, de recrutar um casal que trabalhava para o Governo chinês para coletar informações para o Reino Unido, informa a AFP.

Em uma publicação do WeChat acessada pela agência de notícias, o ministério chinês alegou que agentes do MI6 haviam persuadido um homem e sua esposa, identificados como Wang e Zhou, respectivamente, que desempenhavam "funções confidenciais fundamentais" em uma agência estatal central, a "desertar".

De acordo com a publicação, os espiões britânicos começaram a instigar Wang convidando-o para jantares e passeios enquanto estava no Reino Unido em 2015 em um curso de estudos.

Após "entender suas fraquezas de caráter, interesses e demandas", os espiões descobriram que Wang "tinha um forte desejo de dinheiro", pelo que se aproximaram dele para lhe solicitar serviços de consultoria bem remunerados, que envolviam revelar o funcionamento interno das agências estatais chinesas. Posteriormente, o MI6 ordenou que Wang retornasse à China para coletar informações e coagir Zhou a fazer o mesmo.

O ministério disse que, embora a investigação ainda esteja em andamento, foram reunidas evidências suficientes para tomar "medidas decisivas" contra Wang.

Em janeiro, Pequim expôs um caso de espionagem semelhante, no qual o MI6 usou um cidadão estrangeiro em 2016 para coletar informações no gigante asiático. Estima-se que o homem, identificado como Huang, tenha revelado nove segredos nacionais de nível confidencial e cinco de nível secreto, entre outras informações.