Putin recebe secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã

Visita ocorre em meio às hostilidades dos EUA contra o Irã, que aumentaram significativamente no início de janeiro.

O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu na sexta-feira (30) o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, que está em visita à Rússia. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A visita ocorre em meio às hostilidades dos EUA contra o Irã, que aumentaram significativamente no início de janeiro. Na época, o presidente norte-americano Donald Trump ameaçou intervir militarmente no país, usando como pretexto a violência registrada durante protestos antigovernamentais.

As ameaças não pararam por aí. Nesta semana, Trump anunciou que uma "linda armada" estava a caminho do Irã, dias depois de o porta-aviões USS Abraham Lincoln e seu grupo de combate terem sido enviados para o Oriente Médio, deixando o país persa ao alcance de possíveis ataques.

A Rússia pediu moderação e que se evite o uso da força no Irã. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, enfatizou que tais medidas poderiam desestabilizar todo o Oriente Médio. "Continuamos pedindo a todas as partes moderação e que renunciem ao uso da força para resolver os problemas", disse ele. "Qualquer ação de força só pode criar caos na região e ter consequências muito perigosas", concluiu.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, afirmou que Teerã está disposta a chegar a uma solução diplomática com Washington, apesar de os EUA "nunca terem sido leais".