Notícias

EUA têm onda de protestos contra o ICE e as políticas anti-imigração de Trump

Organizadores convocaram, nesta sexta-feira (30), atos de desobediência civil nos Estados Unidos para "acabar com o terror do ICE".
EUA têm onda de protestos contra o ICE e as políticas anti-imigração de TrumpGettyimages.ru / Paul Weaver/SOPA Images/LightRocket

Uma onda de protestos varreu os Estados Unidos nesta sexta-feira (30) contra o endurecimento das políticas de imigração do governo Trump. A informação é da agência de notícias AP.

Com o lema "sem trabalho, sem escola, sem compras", os protestos levaram ao fechamento de muitos estabelecimentos comerciais e ao cancelamento de aulas em diversos estados, incluindo Arizona e Colorado. As manifestações foram uma resposta às mortes de pessoas, como Alex Pretti e Renee Goode, durante operações de fiscalização da imigração, o que gerou indignação pública generalizada.

Estudantes participaram ativamente dos protestos. Dezenas de alunos da Groves Middle School, em Michigan, enfrentaram as temperaturas congelantes para sair da sala de aula e marchar em protesto. "É errado tratar nossos vizinhos assim", disse Logan Albritton, de 17 anos, observando que, apesar dos alertas de segurança da escola, os alunos participaram deliberadamente do protesto.

Os organizadores estão convocando atos de desobediência civil para "acabar com o terror do ICE", em referência ao Serviço de Imigração e Controle Alfandegário dos EUA. O movimento de protesto continua ganhando força, com novas manifestações planejadas para os próximos dias em todo o país, em centros urbanos, assembleias legislativas estaduais e igrejas, unindo estudantes e outros ativistas.