'A Europa é um continente em declínio', diz chanceler iraniano

Seyed Abbas Araghchi afirmou que a designação da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) como uma "organização terrorista" pela UE demonstra que o bloco "não tem uma compreensão correta da situação internacional".

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, voltou a criticar duramente a União Europeia (UE) nesta sexta-feira (30) por sua decisão de designar a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) como uma "organização terrorista".

"A Europa é essencialmente um continente em declínio, tendo perdido seu papel no cenário internacional e continuando a perdê-lo a cada dia. Estou surpreso que tenham chegado a esse ponto", disse o ministro iraniano a jornalistas ao chegar a Istambul, na Turquia, em visita oficial.

A este respeito, afirmou que a medida europeia demonstra que o continente "não tem uma compreensão adequada da situação internacional, das condições regionais ou dos seus próprios interesses".

Além disso, Araghchi classificou a decisão de Bruxelas como um "grave erro estratégico", semelhante ao "erro anterior" de promover o mecanismo de "restabelecimento automático" — a reinstalação automática das sanções estipulada pelo JCPOA (o acordo nuclear com o Irão de 2015) — por insistência dos Estados Unidos. "Conseguiram tornar o seu papel nas questões regionais cada vez mais insignificante", enfatizou.

"Acredito que muito em breve, tal como aconteceu com o mecanismo de restabelecimento automático, quando admitirem o seu erro, chegarão rapidamente à conclusão de que também estavam errados nesta questão", concluiu.