Inundações devastam distrito de Moçambique e deixam população desabrigada

As autoridades empregam esforços para prestar auxílio, comida e abrigo para a população que precisou abandonar suas casas.

As inundações explodiram no distrito de Manhiça, em Moçambique, forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas e evacuarem para abrigos temporários na terça-feira (27), informou o portal Canção Nova, na quinta-feira (29). 

O desastre destruiu estradas e casas, devastando as comunidades locais. As gravações publicadas mostram pessoas atravessando estradas, nas quais o nível de água atingiu os joelhos, chegando a usar barcos para transportar suprimentos vitais.  

"Não sabemos se encontraremos um lugar para ficar quando voltarmos. A ilha está devastada", afirmou Angelina Machava, uma moradora do distrito que precisou abandonar sua casa.

As autoridades empregam esforços para prestar auxílio, comida e abrigo para os deslocados, enquanto voluntários trabalham em pontos temporários de assistência.

Votos de solidariedade

Durante a Audiência Geral na quarta-feira (28) o Papa Leão XIV expressou seu apoio ao "amado povo de Moçambique" e orações pelas vítimas, reforçando sua solidariedade aos membros da família. 

"Meus pensamentos estão especialmente com o querido povo de Moçambique, que foi atingido por inundações devastadoras", afirmou o líder cristão. "Ao rezar pelas vítimas, expresso minha proximidade com aqueles que foram deslocados e com todos que lhes oferecem apoio. Que o Senhor os ajude e os abençoe!", acrescentou.