
Teerã está disposta a retomar negociações em 'igualdade' e 'respeito mútuo', diz chanceler iraniano

O Irã está disposto a retomar as negociações sobre o programa nuclear do país, desde que sejam respeitados os interesses e preocupações legítimos do país, afirmou nesta sexta-feira (30) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi.

"Apesar de as experiências passadas mostrarem a falta de sinceridade e de boa vontade dos Estados Unidos nas negociações, Teerã continua pronta para retornar à mesa de negociações nucleares, desde que sejam plenamente considerados os interesses legítimos e as preocupações jurídicas do Irã", declarou Araghchi em uma coletiva de imprensa conjunta com o chanceler turco.
O ministro também sublinhou o caráter pacífico do programa nuclear iraniano e a ausência de ambições militares na área atômica.
"As armas nucleares não têm lugar em nossa doutrina de defesa nem em nossos cálculos de segurança, e o Irã sempre enfatizou a natureza pacífica de suas atividades", afirmou.
Entretanto, em caso de um ataque por parte dos EUA, o Irã possui uma "capacidade completa para enfrentar qualquer agressão militar", advertiu o ministro.
"Afirmamos com firmeza que as capacidades defensivas e o poder de mísseis do Irã, como pilares para proteger a segurança nacional, de forma alguma serão objeto de negociação ou compromisso", assegurou.
