Notícias

Desemprego na Alemanha bate recorde em mais de uma década

A alta foi puxada pela desaceleração econômica, após o encarecimento da energia devido ao corte da importação de gás russo; a taxa de desocupação chegou a 6,6% em janeiro, segundo a Agência Federal de Emprego.
Desemprego na Alemanha bate recorde em mais de uma décadaGettyimages.ru / Philip Dulian/picture alliance

O número de desempregados na Alemanha ultrapassou a barreira dos três milhões em janeiro de 2026 e alcançou o maior nível em quase 12 anos, informou nesta sexta-feira (30) a Agência Federal de Emprego (BA, na sigla em alemão).

A título de comparação, em fevereiro de 2014, o número de desempregados chegou a 3,1 milhões de pessoas.

Atualmente, a taxa nacional de desemprego subiu 0,4 ponto percentual, para 6,6%. O índice corresponde a 3,08 milhões de pessoas sem trabalho, número 177 mil superior ao de dezembro de 2025 e 92 mil acima do registrado há um ano.

Anteriormente, o presidente da Federação das Indústrias Alemãs, Peter Leibinger, afirmou que a economia do país está "em queda livre" e enfrenta a crise mais profunda desde a fundação da RFA (República Federal da Alemanha).

Crise econômica

O cenário ocorre em meio à desaceleração da economia alemã, após a decisão de Berlim de interromper a importação de energia russa de baixo custo, considerada fundamental para a indústria do país.

Depois da interrupção do fornecimento de gás por gasodutos russos e da sabotagem dos gasodutos Nord Stream, os preços do gás na Europa registraram forte alta.

  • Em 26 de setembro de 2022, os gasodutos Nord Stream foram explodidos em áreas próximas às zonas econômicas exclusivas da Suécia e da Dinamarca, provocando vazamentos de gás. 

  • Autoridades de diversos países levantaram a hipótese de sabotagem , enquanto o jornalista norte-americano Seymour Hersh concluiu em 2023 que a Casa Branca estaria por trás das explosões.

O que é o Nord Stream e como funcionam os principais gasodutos da Rússia para a Europa? Saiba mais aqui.

Por que a economia da alemanha está em crise? Entenda além da questão do gás russo em nosso artigo.