
Desemprego na Alemanha bate recorde em mais de uma década

O número de desempregados na Alemanha ultrapassou a barreira dos três milhões em janeiro de 2026 e alcançou o maior nível em quase 12 anos, informou nesta sexta-feira (30) a Agência Federal de Emprego (BA, na sigla em alemão).

A título de comparação, em fevereiro de 2014, o número de desempregados chegou a 3,1 milhões de pessoas.
Atualmente, a taxa nacional de desemprego subiu 0,4 ponto percentual, para 6,6%. O índice corresponde a 3,08 milhões de pessoas sem trabalho, número 177 mil superior ao de dezembro de 2025 e 92 mil acima do registrado há um ano.
Anteriormente, o presidente da Federação das Indústrias Alemãs, Peter Leibinger, afirmou que a economia do país está "em queda livre" e enfrenta a crise mais profunda desde a fundação da RFA (República Federal da Alemanha).
Crise econômica
O cenário ocorre em meio à desaceleração da economia alemã, após a decisão de Berlim de interromper a importação de energia russa de baixo custo, considerada fundamental para a indústria do país.
Depois da interrupção do fornecimento de gás por gasodutos russos e da sabotagem dos gasodutos Nord Stream, os preços do gás na Europa registraram forte alta.
Em 26 de setembro de 2022, os gasodutos Nord Stream foram explodidos em áreas próximas às zonas econômicas exclusivas da Suécia e da Dinamarca, provocando vazamentos de gás.
Autoridades de diversos países levantaram a hipótese de sabotagem , enquanto o jornalista norte-americano Seymour Hersh concluiu em 2023 que a Casa Branca estaria por trás das explosões.
O que é o Nord Stream e como funcionam os principais gasodutos da Rússia para a Europa? Saiba mais aqui.
Por que a economia da alemanha está em crise? Entenda além da questão do gás russo em nosso artigo.
