Xadrez político: da prisão, Tarcísio e Bolsonaro planejam as eleições de 2026

O governador de São Paulo e o ex-presidente se encontraram na quinta-feira (29) na Papudinha, onde discutiram os possíveis nomes para vice de Flávio Bolsonaro na Presidência e candidatos ao Senado em São Paulo.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro no Presídio da Papuda, no Distrito Federal. O encontro tratou de articulações políticas para as eleições de 2026, incluindo possíveis candidaturas e estratégias eleitorais, segundo apuração do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Os dois discutiram nomes para a disputa presidencial, além de cenários para as eleições ao Senado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os possíveis indicados para compor a chapa de Flávio Bolsonaro (PL) foram mencionados o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a senadora Tereza Cristina (PP) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

No caso de Zema, a avaliação foi de que o governador poderia fortalecer a candidatura, caso aceitasse não concorrer como cabeça de chapa e apresentasse bom desempenho nas pesquisas, especialmente em Minas Gerais, estado considerado estratégico.

Senado

A sucessão ao Senado em São Paulo também foi tema do encontro. Tarcísio ressaltou a necessidade de escolher um nome competitivo para a segunda vaga, com o objetivo de evitar a eleição de um candidato da esquerda.

A primeira vaga já estaria definida e deve ser ocupada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP), ex-secretário estadual da Segurança Pública.

A segunda vaga chegou a ser cogitada para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), mas a possibilidade é considerada incerta, já que o parlamentar vive atualmente nos Estados Unidos.

Diante disso, outros nomes foram analisados, entre eles os deputados Gil Diniz (PL), Rosana Valle (PL), Ricardo Salles (Novo), Marco Feliciano (PL) e Mário Frias (PL).