Após decretar tarifas contra parceiros de Cuba, Trump diz que país 'não poderá sobreviver'

Anteriormente, presidente cubano afirimou que Havana "é agredida" por Washington há 66 anos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (29) que Cuba é uma "nação falha" e que não "poderá sobreviver", momentos após o governo norte-americano impor tarifas a nações que fornecem petróleo a Havana.

"Cuba é uma nação em decadência", declarou ao responder a uma pergunta de uma jornalista sobre se estaria tentando "estrangular" a ilha. 

Segundo o presidente, há muitos cubanos nos Estados Unidos que "foram tratados muito mal" e "gostariam de voltar" ao seu país.

''Não agride", mas "é agredido''

No último domingo (25) — em resposta às ameaças do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou que o país "é agredido pelos EUA há 66 anos" e declarou que a nação está disposta a "defender a Pátria até a última gota de sangue".

"Cuba é uma nação livre, independente e soberana. Ninguém nos dita o que fazer. Cuba não agride, é agredida pelos EUA há 66 anos, e não ameaça, se prepara, disposta a defender a Pátria até a última gota de sangue", declarou o mandatário.