
Negociações russo-ucranianas: Moscou é local discutido para encontro entre Putin e Zelensky

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (29) que Moscou é o local atualmente discutido para um possível encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky. A informação foi confirmada pelo porta-voz Dmitry Peskov, que destacou que "discussões especulativas são inadequadas".
Segundo Peskov, a possibilidade de uma cúpula entre Putin e Zelensky já foi mencionada em diferentes ocasiões, inclusive em conversas telefônicas entre o presidente russo e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Ainda estamos falando sobre Moscou", declarou o porta-voz durante uma coletiva de imprensa.

Na quarta-feira (28), o assessor presidencial russo Yuri Ushakov reiterou que o encontro pode ocorrer na capital russa, desde que haja disposição real por parte de Kiev.
"Se Zelensky estiver realmente pronto para uma reunião, teremos prazer em convidá-lo a Moscou", afirmou à emissora Russia 1.
Ushakov garantiu que a Rússia garantiria "a segurança e as condições de trabalho necessárias".
O assessor ressaltou, no entanto, que a reunião precisaria ser cuidadosamente preparada e ter objetivos claros, com foco na assinatura de acordos concretos.
- As declarações ocorrem poucos dias após as primeiras negociações diretas trilaterais entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia, realizadas em Abu Dhabi. O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, afirmou que as conversas "fizeram muito progresso" e que há "muitas coisas boas acontecendo entre as partes". Uma nova rodada está prevista para domingo (1), sem a participação de Witkoff e de Jared Kushner, segundo o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
