Trump agradece e elogia presidente encarregada da Venezuela

Mandatário norte-americano elogiou relação com Caracas e reiterou o interesse de petroleiras americanas no país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu nesta quinta-feira (29) à atual liderança venezuelana conduzida pela presidente encarregada Delcy Rodríguez, que tomou posse após o sequestro do presidente Nicolás Maduro por Washington.

"Quero agradecer à liderança venezuelana. Temos uma ótima relação com eles. A relação tem sido muito forte, muito boa", declarou o presidente durante uma reunião de Gabinete.

A esse respeito, Trump observou que conversou recentemente com Rodríguez e a informou sobre a reabertura de todo o espaço aéreo comercial sobre o país sul-americano, que havia sido fechado unilateralmente por Washington desde novembro do ano passado.

A esse respeito, ele observou que "instruiu o Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, e todas as outras partes interessadas, incluindo os militares, a implementar essa medida até o final do dia de hoje (29), se possível".

"Os cidadãos americanos poderão viajar para a Venezuela muito em breve e estarão seguros lá", afirmou Trump.

Petróleo venezuelano

Durante seu discurso, ele também afirmou que as principais companhias petrolíferas "estão agora a caminho da Venezuela, explorando e selecionando locais para seus campos".

"E elas trarão enorme riqueza para a Venezuela e os Estados Unidos. E as companhias petrolíferas farão um grande favor à Venezuela; na verdade, elas ganharão mais dinheiro do que nunca. E isso é uma coisa boa", acrescentou.

Trump observou que o secretário de Energia, Chris Wright, e o secretário do Interior, Doug Burgum, estão trabalhando nessa questão.

Agressão dos EUA e sequestro de Maduro