A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã realizará exercícios militares com munição real no Estreito de Ormuz na próxima semana, em meio ao aumento das tensões com os EUA, informou a mídia iraniana Press TV nesta quinta-feira (29).
O meio de comunicação destacou que o Estreito de Ormuz é um ponto estratégico por onde passam 20% do petróleo e gás natural do mundo.
- Na quarta-feira (28), Trump declarou que, "assim como no caso da Venezuela", a frota "está pronta, disposta e capacitada para cumprir rapidamente sua missão, com rapidez e violência, se necessário". Apesar disso, disse acreditar que o Irã se sentará "rapidamente" à mesa de negociações para alcançar um acordo "justo, equilibrado e sem armas nucleares".
- O governo iraniano alertou que qualquer ação militar contra o país será considerada "o início de uma guerra". Teerã afirmou ainda que suas Forças Armadas estão "com o dedo no gatilho", prontas para responder de forma imediata e contundente a qualquer agressão, mas declarou estar aberto a um "diálogo baseado no respeito e nos interesses mútuos".