Lavrov: Trump não escondeu que precisa do petróleo venezuelano quando sequestrou Maduro

O ministro das Relações Exteriores da Rússia traçou um paralelo entre a posição de Washington em relação ao Irã e a "operação ilegal" dos EUA na Venezuela.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, não escondeu que estava atrás do petróleo venezuelano quando ordenou o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, que ainda estão presos nos EUA. A declaração foi feita em entrevista à mídia turca.

"O presidente dos EUA, Donald Trump, não escondeu o fato de que, ao iniciar uma operação completamente ilegal que mina todas as normas do direito internacional, incluindo a imunidade incondicional a oficiais de governo, e, ao sequestrar o presidente venezuelano Nicolás Maduro, que agora está preso nos EUA com sua esposa, ele declarou abertamente que os americanos precisam do petróleo venezuelano", afirmou.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia abordou da mesma forma a atitude de Washington em relação ao Irã, observando que a República Islâmica possui algumas das maiores reservas de petróleo do mundo. Ele afirmou estar "praticamente convencido" de que os EUA também têm interesse em controlar tais fontes de energia, bem como explorar a localização estratégica do Estreito de Ormuz.

Para saber mais sobre o estreito de Ormuz, leia nosso artigo.

Agressão dos EUA e sequestro de Maduro