
Putin destaca papel dos Emirados Árabes Unidos nos esforços para solucionar conflito ucraniano

A Rússia aprecia muito a contribuição dos Emirados Árabes Unidos (EAU) nos esforços para encontrar uma solução para o conflito ucraniano, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (29) durante um encontro com o presidente dos EAU , Mohammed bin Zayed Al Nahyan.
"Gostaria de destacar especialmente os esforços da parte dos Emirados no contexto da crise ucraniana, a contribuição na realização de trocas de prisioneiros e o apoio na organização, no território dos Emirados Árabes Unidos, de contatos em diferentes formatos. Nós valorizamos muito isso", afirmou o presidente russo.
🇷🇺🇦🇪 Putin agradece os esforços dos Emirados Árabes Unidos em relação à crise ucranianaO presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu nesta quinta-feira no Kremlin com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahayan.Confira: https://t.co/wLgb6qxp9xpic.twitter.com/DRdFtd1Son
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 29, 2026
Putin agradeceu especialmente pela organização das primeiras conversas do grupo de trabalho trilateral sobre questões de segurança que ocorreram em Abu Dhabi recentemente com a participação de representantes da Rússia, dos Estados Unidos e da Ucrânia.
Segundo o Kremlin, os dois líderes deverão abordar os principais aspectos da cooperação entre a Rússia e Emirados Árabes Unidos, a atual situação no Oriente Médio e outras questões da agenda internacional durante as negociações.

Na última sexta-feira (23), o presidente dos Emirados Árabes Unidos recebeu as delegações de Rússia, Estados Unidos e Ucrânia em Abu Dhabi, onde foi realizada uma reunião trilateral para discutir o conflito entre Moscou e Kiev.
No domingo (25), Mohammed bin Zayed se reuniu com Kirill Dmitriev, Enviado Especial da Presidência Russa para Investimento Estrangeiro e Cooperação Econômica, que transmitiu o agradecimento de Putin pela realização da reunião trilateral como parte dos esforços para promover o diálogo e buscar soluções diplomáticas para a crise ucraniana.
