
Kremlin faz balanço da reunião com presidente sírio em Moscou

A reunião de quarta-feira (28) entre o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, e o presidente russo Vladimir Putin, em Moscou, teve foco na economia e no comércio entre os dois países, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
"Quanto às negociações que ocorreram ontem, se concentraram principalmente nas relações comerciais e econômicas bilaterais, no desenvolvimento dessas relações. O potencial é bastante amplo e o interesse é mútuo", afirmou o porta-voz.

Peskov disse ainda que a questão das bases militares russas na Síria também "esteve presente na agenda das negociações", sem detalhar o tema.
O ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, o vice-primeiro-ministro Alexander Novak e o chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, Dmitry Shugaev, também participaram do encontro.
Na reunião, Putin afirmou que houve avanço no restabelecimento das relações entre os dois países, com superação de entraves e ampliação da cooperação em diferentes áreas.
Já al-Sharaa, por sua vez, declarou que a Rússia "desempenha um papel fundamental na Síria, estabilizando a situação não apenas no país, mas também em toda a região. E, de fato, nossa região precisa urgentemente de estabilização".
"Portanto, muito obrigado, Sr. Presidente [Putin], por seus esforços nessa questão", acrescentou.
Esta foi a segunda visita oficial de Ahmed al-Sharaa a Moscou. A primeira ocorreu em 15 de outubro de 2025.
