Notícias

Cientistas brasileiros criam inédito motor de foguete com impressão 3D metálica

A tecnologia é vista como um avanço para a autonomia brasileira no setor aeroespacial.
Cientistas brasileiros criam inédito motor de foguete com impressão 3D metálicaLaboratório de Propulsão Química - UnB

A Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu um motor de foguete com uso de manufatura aditiva por impressão 3D metálica, tecnologia considerada de ponta, segundo informou o portal oficial do governo brasileiro.

O projeto resulta de mais de uma década de pesquisa no Laboratório de Propulsão Química (LPQ), da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE), no campus do Gama.

O motor pesa cerca de três quilos e foi projetado para operar sob condições extremas de pressão e temperatura. A tecnologia é vista como um avanço para a autonomia brasileira no setor espacial.

A iniciativa surgiu no âmbito do projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), liderado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Após o encerramento do programa, a equipe da UnB deu continuidade às pesquisas em propulsão espacial.

A UnB é pioneira no desenvolvimento de motores-foguete híbridos no hemisfério sul, com pesquisas iniciadas em 1999. Ao longo dos anos, os estudos se expandiram e consolidaram o domínio científico e tecnológico da instituição.

Em 2004, a universidade fez os primeiros lançamentos de foguetes com o par propelente óxido nitroso e parafina sólida. A UnB foi selecionada para desenvolver o motor para o Programa Uniespaço, parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e instituições de ensino criada em 1997.