
Preço e especulação do ouro atingem novos recordes históricos

O preço dos futuros de ouro na bolsa COMEX (Commodity Exchange Inc.), a principal praça mundial de negociação de metais preciosos, atingiu um novo recorde histórico ao superar os 5.500 dólares por onça Troy (cerca de 31g), informou o portal especializado Investing nesta quinta-feira (29).
O futuro de ouro é um tipo de contrato para comprar ou venda do metal em um preço previamente determinado em uma data posterior, negociado na Bolsa de Valores. A modalidade permite operações financeiras de especulação sobre as variações no preço, sem a compra imediata e acesso físico ao ouro, como em um contrato à vista.

A compra a preço pré-definido se reflete na possibilidade de lucro, caso o valor do ativo siga a tendência de valorização. Esse cálculo pode explicar o aumento recorde do volume de contratos de ouro futuro nos últimos dias: segundo informações do Estadão, o último pregão da Bolsa, na quarta-feira (28), registrou quase 36 mil contratos em um único dia, movimentando em torno de R$ 966 milhões e superando em cerca de 70% o recorde anterior.
Instabilidade geopolítica como risco financeiro
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, explicou em um evento em Bruxelas, Bélgica, na segunda-feira (26), que esta escalada reflete a "nova normalidade" de incerteza. Segundo a economista, em tempos de volatilidade, os mercados confiam no que é mais conhecido; o ouro, há muitos séculos, funciona como uma reserva confiável.
O valor do ouro e de outros metais preciosos segue aumentando enquanto investidores buscam um ativo refúgio seguro diante de um dólar americano mais fraco, da volatilidade geopolítica, da incerteza econômica e da inflação persistente.
