Notícias

'Lula não é nem nunca foi antissemita', diz presidente da Confederação Israelita do Brasil

Declaração ocorreu um dia após críticas públicas de Flávio Bolsonaro em Israel.
'Lula não é nem nunca foi antissemita', diz presidente da Confederação Israelita do BrasilGettyimages.ru / David Silverman

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Cláudio Lottenberg, afirmou nesta quarta-feira (28), durante reunião com ministros do Governo brasileiro, que o presidente Lula "não é nem nunca foi antissemita", relatou a Coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

"Sou testemunha da visita de Lula como primeiro presidente do Brasil a visitar Israel em 2010. (...) É preciso afirmar com muita clareza o presidente Lula não é nem nunca foi antissemita", declarou, em encontro que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e as ministras Gleisi Hoffman e Macaé Evaristo. 

As declarações ocorrem um dia após o senador Flávio Bolsonaro, em viagem a Israel, criticar publicamente Lula, acusando-o de ser "antissemita". Na segunda-feira (26), o parlamentar, ao lado de seu irmão, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, também se reuniram com o premiê israelense Benjamin Netanyahu.

"Sob a gestão de Lula, a política brasileira está sofrendo uma profunda falha moral. Deixe-me ser muito claro: Lula é antissemita. Isso não é um slogan, não é exagero. Isso é baseado em suas ideias, em seus avisos, em suas palavras e ações", afirmou Flávio durante seu discurso na Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, em Jerusalém.