Um avião comercial, com 15 pessoas a bordo, sendo 13 passageiros e dois tripulantes, que desapareceu nesta quarta-feira (28) na região nordeste da Colômbia, foi encontrado. As imagens dos destroços, encontrados em uma área rural, foram divulgadas pela mídia local.
O modelo, um Beechcraft 1900 da companhia aérea Satena, identificado com a matrícula HK-4709, estava viajando entre Cúcuta e Ocaña, após ter completado uma rota inicial a partir do aeroporto Olaya Herrera, em Medelín, segundo a Blu Radio.
O voo decolou de Cúcuta às 11h40 (horário local) e tinha previsão de pouso no Aeroporto de Águas Claras, em Ocaña, às 12h05. No entanto, o contato foi perdido minutos antes da chegada.
Entre os passageiros da aeronave estavam o deputado Diógenes Quintero e o candidato à Câmara dos Representantes Carlos Salcedo, de acordo com o jornal El Tiempo.
Planos ativados
A ministra dos Transportes, Maria Fernanda Rojas, informou, em uma pubicação na rede social X, que a Direção de Investigação de Acidentes da Aeronáutica Civil estava "reunindo informações sobre a perda de comunicação da aeronave".
"Os protocolos correspondentes foram ativados" e um Posto de Comando Unificado (PMU) já foi instalado, explicou Rojas.
A Força Aérea Colombiana (FAC) enviou, ainda segundo o El Tiempo, um helicóptero de busca da base militar de Palanquero, localizada no departamento de Cundinamarca, para sobrevoar a área de Catatumbo, onde o último sinal de radar teria sido registrado.
O Grupo Colombiano de Busca e Salvamento Aeronáutico (GRAC) também foi mobilizado.