
Avião que havia desaparecido na Colômbia é encontrado em área rural; não há sobreviventes

Um avião comercial, com 15 pessoas a bordo, sendo 13 passageiros e dois tripulantes, que desapareceu nesta quarta-feira (28) na região nordeste da Colômbia, foi encontrado. As imagens dos destroços, encontrados em uma área rural, foram divulgadas pela mídia local.
Estas son las primeras imágenes conocidas del siniestro aéreo en la región del Catatumbo. La aeronave cayó en el sector de Curasica, zona rural de La Playa de Belén.No hay sobrevivientes, según lo reportan las autoridades desde el PMU. pic.twitter.com/hocZWU2k9b
— Caracol Radio Cúcuta (@CaracolCucuta) January 28, 2026
O modelo, um Beechcraft 1900 da companhia aérea Satena, identificado com a matrícula HK-4709, estava viajando entre Cúcuta e Ocaña, após ter completado uma rota inicial a partir do aeroporto Olaya Herrera, em Medelín, segundo a Blu Radio.
O voo decolou de Cúcuta às 11h40 (horário local) e tinha previsão de pouso no Aeroporto de Águas Claras, em Ocaña, às 12h05. No entanto, o contato foi perdido minutos antes da chegada.
Entre os passageiros da aeronave estavam o deputado Diógenes Quintero e o candidato à Câmara dos Representantes Carlos Salcedo, de acordo com o jornal El Tiempo.

Planos ativados
A ministra dos Transportes, Maria Fernanda Rojas, informou, em uma pubicação na rede social X, que a Direção de Investigação de Acidentes da Aeronáutica Civil estava "reunindo informações sobre a perda de comunicação da aeronave".
"Os protocolos correspondentes foram ativados" e um Posto de Comando Unificado (PMU) já foi instalado, explicou Rojas.
A Força Aérea Colombiana (FAC) enviou, ainda segundo o El Tiempo, um helicóptero de busca da base militar de Palanquero, localizada no departamento de Cundinamarca, para sobrevoar a área de Catatumbo, onde o último sinal de radar teria sido registrado.
O Grupo Colombiano de Busca e Salvamento Aeronáutico (GRAC) também foi mobilizado.
