
Polônia decide suspender auxílio infantil para pais ucranianos desempregados

O Escritório de Seguro Social da Polônia (ZUS) decidiu que deixará de pagar benefícios infantis a pais ucranianos desempregados no país. Segundo informações divulgadas pela imprensa local nesta quarta-feira (28), a medida começa a valer a partir de 1º de fevereiro.

Segundo o ZUS, a mudança alcança aproximadamente 150 mil ucranianos. Para continuar recebendo o auxílio, será necessário apresentar um novo pedido e comprovar o cumprimento dos critérios atualizados, entre eles a existência de atividade profissional no território polonês.
A regra prevê exceções para pais de crianças com deficiência e para famílias que solicitam o benefício para filhos com cidadania polonesa. Os beneficiários deverão comprovar que a criança frequenta uma escola ou creche na Polônia, por meio de documentação.
De acordo com o Ministério do Interior polonês, o país abriga atualmente cerca de um milhão de cidadãos ucranianos com status jurídico especial. Em setembro de 2025, o presidente Karol Nawrocki assinou a última prorrogação desse status, com restrições a alguns benefícios destinados a migrantes ucranianos.
