Notícias

Fed decide manter taxa de juros dos EUA inalterada

Para especialistas, decisão já estava "precificada" e deve ter impacto limitado sobre a sequência de altas da bolsa brasileira.
Fed decide manter taxa de juros dos EUA inalteradaGettyimages.ru / Ethan Miller

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, manteve nesta quarta-feira (28) a taxa básica de juros no intervalo entre 3,5% e 3,75%, enquanto indicadores apontam que a atividade econômica no país norte-americano tem se expandido a "um ritmo sólido".

"A criação de empregos permaneceu baixa e a taxa de desemprego mostrou sinais de estabilização. A inflação segue um pouco elevada", afirmou a instituição em comunicado à imprensa.

Um dos que votaram a favor da manutenção da taxa de juros foi o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que tem sido duramente criticado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em razão dessa política monetária e que, agora, enfrenta uma perseguição penal.

Impacto no Brasil

Para Marianna Costa, economista-chefe da Mirae Asset Brasil ouvida pela revista Exame, a manutenção da taxa deve trazer poucos impactos para a bolsa de valores brasileira, que coleciona dias consecutivos de alta. Isso porque a medida ''já está muito precificada''.

Na avaliação da especialista, a indicação sobre por quanto tempo a taxa de juros deverá permanecer no patamar atual será o fator decisivo para calibrar as expectativas dos investidores. No momento, o mercado trabalha com a perspectiva de dois novos cortes nos Fed Funds ao longo do ano — um esperado para junho e outro que pode ocorrer mais adiante, no segundo semestre.