
EUA 'muito em breve' terão 'presença diplomática' na Venezuela, revela Marco Rubio

O Secretário de Guerra dos EUA, Marco Rubio, declarou nesta quarta-feira (28) que acredita que seu país terá uma representação diplomática na Venezuela muito em breve.

Durante seu depoimento perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado, Rubio disse que uma equipe está "em campo" avaliando a viabilidade de sediar uma missão diplomática, acrescentando que 70 funcionários já estão no prédio para dar suporte à iniciativa.
Rubio afirmou que a presença diplomática dos EUA no país sul-americano permitiria a Washington "receber informações em tempo real e dialogar" com autoridades do governo venezuelano, representantes da sociedade civil e a oposição.
"Acreditamos que podemos avançar"
"Acreditamos que podemos progredir neste assunto. Eles estão sendo muito cooperativos. Obviamente, haverá alguns momentos desafiadores ao longo do caminho, e veremos como eles reagirão", acrescentou.
Rubio também observou que Laura F. Dogu, Encarregada de Negócios da Venezuela no Ministério das Relações Exteriores dos EUA, liderará a unidade, inicialmente em Bogotá e depois em Caracas.
As autoridades venezuelanas informaram que, em 6 de janeiro, o presidente venezuelano Nicolás Maduro entrou com um pedido no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, solicitando assistência consular de autoridades governamentais após seu sequestro e transferência para os Estados Unidos.
