O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta quarta-feira (28) a exportação de terras raras e defendeu que os materias sejam utilizados para enriquecer países da América Latina e do Caribe.
"Para que a gente fala tanto em tetras raras e minerais críticos? Para a gente ficar exportando material bruto?", questionou o mandatário durante discurso no Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe.
Segundo Lula, discutir o tema de terras raras "só tem sentido" se os governos da região tiverem "coragem de construir parcerias" para, assim, "enriquecer os nossos países".
Superar diferenças ideológicas
No discurso, o presidente pediu ainda que um "impulso integracionista" seja colocado em prática entre os países da América Latina, destacando o potencial econômico da região.
"A América Latina é única. Podemos superar diferenças ideológicas e fortalecer parcerias dentro e fora da região. Nenhum país sozinho da América Latina vai conseguir resolver os problemas da região sozinho", afirmou.
O evento
O encontro é realizado na Cidade do Panamá de 27 a 30 de janeiro, incluindo diversas atividades concomitantes ao Fórum Econômico, conduzido nos dias 28 e 29.
Partindo de uma iniciativa do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, em colaboração com o governo do Panamá, o evento visa reunir líderes empresariais, especialistas e influenciadores para analisar os principais desafios da região.