O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (28) do Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe 2026, no Panamá. No evento, comentou sobre a região do Canal do Panamá.
Em discurso, Lula destacou a posição brasileira sobre a independência do Canal, afirmando que a região sempre "funcionou" de maneira "responsável e segura há quase três décadas".
Como o Canal do Panamá moldou o comércio global? Entenda em nosso artigo.
O evento
O encontro é realizado na Cidade do Panamá de 27 a 30 de janeiro, incluindo diversas atividades concomitantes ao Fórum Econômico, conduzido nos dias 28 e 29.
Partindo de uma iniciativa do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, em colaboração com o governo do Panamá, o evento visa reunir líderes empresariais, especialistas e influenciadores para analisar os principais desafios da região.
- O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá, com sete milhões de toneladas de produtos brasileiros exportados passando pelo canal anualmente.
- O intercâmbio comercial entre Brasil e Panamá cresceu 78% no último ano, atingindo US$ 1,6 bilhão (R$ 8,2 bilhões), impulsionado principalmente pelas exportações brasileiras de petróleo e derivados.