Ahmed al-Sharaa agradece a Putin por ajudar a estabilizar a Síria e o Oriente Médio

O presidente sírio expressou esperança de que o encontro em Moscou seja produtivo.

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, que está em Moscou em visita oficial nesta quarta-feira (28), agradeceu ao presidente russo, Vladimir Putin, por ajudar a estabilizar a situação em seu país e na região.

"Temos muitos assuntos que podemos trabalhar e debater. Espero que os tratemos em detalhes durante nossa reunião e que ela seja produtiva", declarou al-Sharaa no início do encontro. O presidente sírio acrescentou que, apesar do desafio presente de unificação do território, houve um avanço significativo no país, em superação das sanções ocidentais.

"A Rússia, evidentemente, desempenha um papel fundamental na Síria, estabilizando a situação não apenas no país, mas também em toda a região. E, de fato, nossa região precisa urgentemente de estabilização", avaliou al-Sharaa. "Portanto, muito obrigado, Sr. Presidente [Putin], por seus esforços nessa questão", concluiu.

Contatos anteriores

Esta é a segunda visita oficial de Ahmed al-Sharaa a Moscou. A primeira ocorreu em 15 de outubro de 2025.

O presidente Putin, na ocasião, indicou que a Rússia sempre se guiou pelos interesses do povo sírio em suas relações com esse país. Por sua vez, al-Sharaa agradeceu a Putin por recebê-lo e destacou os laços históricos entre Moscou e Damasco.

Vladimir Putin e Ahmed al-Sharaa conversaram por telefone pela primeira vez em fevereiro de 2025. O presidente russo reforçou sua posição em apoio à unidade, soberania e integridade territorial do Estado sírio, e também destacou a importância de implementar medidas para uma normalização sustentável no país.

No mês seguinte, ele enviou uma mensagem a al-Sharaa, expressando seu apoio aos esforços do novo governo para estabilizar a situação no país o mais rápido possível.