Notícias

Moscou apoia esforços para estabelecer a integridade territorial da Síria, afirma Putin

O presidente russo destacou ao presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, que esse processo está ganhando força.
Moscou apoia esforços para estabelecer a integridade territorial da Síria, afirma PutinGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

Moscou tem acompanhado atentamente os esforços do novo governo da Síria para restabelecer a integridade territorial do país, declarou nesta quarta-feira (28) o presidente russo, Vladimir Putin, em sua reunião com Ahmed al-Sharaa em Moscou.

Durante o encontro, o presidente russo destacou que houve um grande avanço no que diz respeito à restauração das relações bilaterais entre as duas nações, acrescentando que não só se conseguiu sair do impasse, mas também melhorar o nível de cooperação em vários domínios.

"Agora, nesta nova realidade, graças em parte e principalmente aos seus esforços, as relações entre a Síria e a Rússia estão se desenvolvendo", reiterou Putin a al-Sharaa. O presidente russo sinalizou que aproveitará a visita de hoje para abordar temas de interesse mútuo.

"Após sua visita anterior, uma grande delegação interministerial do governo russo visitou a Síria. E eles trabalharam muito ativamente com seus colegas sírios", lembrou. Putin indicou que a Rússia planeja uma série de projetos com a Síria, tanto na indústria quanto em organizações humanitárias, nas áreas de esporte, medicina e construção.

Contatos anteriores

Esta é a segunda visita oficial de Ahmed al-Sharaa a Moscou. A primeira ocorreu em 15 de outubro de 2025.

O presidente Putin, na ocasião, indicou que a Rússia sempre se guiou pelos interesses do povo sírio em suas relações com esse país. Por sua vez, al-Sharaa agradeceu a Putin por recebê-lo e destacou os laços históricos entre Moscou e Damasco.

Vladimir Putin e Ahmed al-Sharaa conversaram por telefone pela primeira vez em fevereiro de 2025. O presidente russo reforçou sua posição em apoio à unidade, soberania e integridade territorial do Estado sírio, e também destacou a importância de implementar medidas para uma normalização sustentável no país.

No mês seguinte, ele enviou uma mensagem a al-Sharaa, expressando seu apoio aos esforços do novo governo para estabilizar a situação no país o mais rápido possível.